Call 2025
As candidaturas ao projeto Freguesia estão abertas entre 1 de abril e 18 de maio de 2025. As candidaturas devem ser submetidas no site projeto Freguesia, utilizando o formulário próprio.
Exposição
A primeira edição do projeto Freguesia acontece com uma exposição coletiva com a participação dos artistas André Cordeiro, Belo, Inês Dust, Jackson Távora, João Carlos, João Viotti, KrysBur, RAF e Zé Ardisson.
O projeto Freguesia oferece aos artistas selecionados a possibilidade de trabalharem em ambiente profissionalizado, entre as diferentes fases de produção e montagem de uma exposição, no sentido de mediar construtivamente a relação entre os criadores, os projetos artísticos e os seus públicos. O projeto encoraja o agenciamento dos artistas dentro das diversas comunidades na construção de uma cidadania ativa e de um espaço de reflexão dinâmico assente na problematização dos temas relativos à arte contemporânea.
Após as candidaturas e o processo de seleção, os artistas, residentes na freguesia do Lumiar, foram convidados a olhar para as especificidades do espaço Lumiar Cité, com interior áspero e aparentemente inacabado, formado por paredes em tijolo e grandes vitrinas que projetam o interior para o exterior e vice-versa. Assim, a criação da exposição aconteceu a partir desta reflexão.
O que é uma freguesia? Como ponto de partida, tomámos a ideia de freguesia enquanto espaço onde, para além do aspeto da organização administrativa, coabitam um conjunto de práticas sociais e vivências partilhadas. A exposição apresenta fragmentos de uma realidade mediada pelo olhar dos artistas, onde também foram criados intervalos em branco em que os visitantes são convidados a projetar as suas experiências e as suas memórias, tornando-os assim partes integrantes das obras artísticas que são apresentadas.